MZ - Dicas Culturais

Samba solidário: Grupo Galocantô faz show no próximo domingo (12)


Evento será no Dia dos Pais, no Renascença Clube no Andaraí. Toda renda será para ajudar no tratamento do integrante  Edson Cortes, o Dinho,  que recentemente sofreu AVC. 

No próximo domingo, dia 12 de agosto, Dia dos  Pais, a partir das 15h, o mundo do samba se reunirá para uma grande ato de solidariedade e amor ao próximo no Renascença Clube, no Andaraí, em prol de um sambista que está passando por um momento difícil e está precisando de ajuda para custear o seu tratamento. O sambista Edson Cortes, o Dinho, compositor e músico do Galocantô, sofreu um AVC e como consequência desenvolveu uma série de problemas que afetaram sua saúde. Assim, em virtude dos fatos o Grupo Galocantô juntamente com outros amigos promoverá um evento para ajudar nos custos do tratamento. A ideia é realizar uma roda sem intervalo e para isso o evento vai contar com diversos convidados já confirmados: Grupo Arruda, Samba do Chapéu, Renato da Rocinha, Léo Russo, Grupo Épreta, Luciano Bom Cabelo, Rodrigo Carvalho (Biro), Alison Martins e Fernando Procópio, Didu Nogueira, Grupo Barraco de Pau entre outras atrações surpresa. Toda a renda será revertida em prol de Edson Cortes, o Dinho. Os ingressos já estão à venda. R$ 20 a 25 reais. Mais informações: 3253-2322 / 97219-9800.

Classificação: Livre

Sobre o Galocantô

O Grupo Nasceu em meados do ano 2000 numa Lapa abandonada pelo poder público. Na época, as rodas de samba eram cada vez mais raras de se encontrar pela cidade. Incentivados pelo baluarte do Império Serrano, Ivan Milanez, aquele então despretensioso encontro de toda quinta-feira passou a ser opção de samba e resistência, frequentado por muita gente consagrada como Beth Carvalho, Camunguelo, Renatinho Partideiro, Luiz Carlos da Vila, entre outros bambas. Com o passar do tempo a brincadeira foi ficando séria e dali os primeiros trabalhos foram surgindo e o Galo, como somos carinhosamente chamados, foi se consolidando como grupo de samba

Passadas algumas formações e depois de nos apresentar nas principais casas de show do Rio, tais como Circo Voador, Fundição Progresso, CCBB, palcos da Prefeitura e Reveillón do Rio, o extinto e renomado Canecão, Carioca da Gema, Trapiche Gamboa, Rio Scenarium, hoje nosso samba cisca pelos terreiros do Brasil afora com canções que marcaram nossa carreira, frutos de uma discografia de 3 CDs e 1 DVD – todos independentes – ao longo desses anos. No repertório dos nossos shows misturamos as músicas dos nossos trabalhos com clássicos dos mestres que tanto nos influenciaram. Assim respeitamos o ensinamento oratório do samba – marca da cultura negra em nosso país.

O grupo também promove alguns eventos:

Terreiro do Galo

Evento itinerante promovido e produzido por nós. Um encontro informal onde podemos receber os amigos pra fazer o que a gente mais gosta: Samba! Nosso terreiro já passou pelas quadras da São Clemente, Vila Isabel, Santa Marta e clubes tradicionas da zona norte como A. A. Vila Isabel e Grajau Tenis Clube e atualmente acontece mensalmente no Espaço Vila Maria Zélia, em São Paulo.

Festa do Galo

Outro evento idealizado e produzido pelo Galo. Uma confraternização anual que acontece em lugares variados e já teve como palco o Clube Renascença, Espaço Ação e Cidadania, Clube Hebraica entre outros, celebrando com amigos e todo o mundo do samba os trabalhos realizados durante o ano. A festa já faz parte do calendário do samba carioca. Beijo do Galo.

 

Serviço:Samba do Dinho (beneficiente)- Galocantô e convidados.

Data: 12 de agosto Dia dos Pais.

A partir das 15hs 

Entrada: R$ 20 a 25,00.

Renascença Clube - Endereço: Rua Barão de São Francisco, 54, Andaraí, Rio de Janeiro.

Mais informações: 3253-2322 / 97219-9800

Classificação: Livre

 https://youtu.be/1dszNjwwTv8

Evento facebook: https://www.facebook.com/events/1783312488442290/

#MZNaEstrada com Ana Cláudia Faria: Feijoada da Família Portelense (Agosto/18)

Mariane2A Feijoada da Família Portelense, que aconteceu no ultimo sábado, dia 4 de agosto, na quadra da maior campeã do Carnaval, em Madureira, foi regada de emoção e grandes shows. Com o tempero da cantora baiana Mariene de Castro, a azul e branco celebrou os aniversários  de Clara Nunes (1942-1983), tema do enredo de 2019, e de mestre Monarco, que completará 85 anos no dia 17. Wilma Nascimento, o Cisne da Passarela, também prestigiou o evento. 

A programação  aberta pelo grupo Tempero Carioca, foi seguida pela bela apresentação da Velha Guarda Show que lembrou clássicos como "Quantas Lágrimas", "Lenço", Corri Pra Ver", "Coração em Desalinho", "Vivo Isolado do Mundo" e "Foi um Rio que Passou em Minha Vida". 

 
Marquinhos Diniz, filho caçula de Monarco, cantou sucessos de sua autoria que foram eternizados na voz de Zeca Pagodinho, como "Caviar", "Conflito" e "Dona Esponja". Outras músicas feitas com os saudosos parceiros Barbeirinho do Jacarezinho e Luiz Grande também fizeram parte da apresentação.
 
Reconhecida como uma das mais importantes cantoras da atualidade, a baiana Mariene de Castro fez  um passeio pelos sucessos que marcaram seus mais de 15 anos de carreira, a cantora emocionou o público com  o repertório de Clara Nunes,  homenageada por Mariene no CD "Um Ser de Luz" (2013).  
 
 
O encerramento ficou a cargo do elenco-show da Portela, reunindo ritmistas da Tabajara, a Rainha Bianca Monteiro, o intérprete Gilsinho, passistas e o pavilhão da Águia Altaneira.
Em 2019, a Portela será a terceira escola a desfilar na Segunda-feira de Carnaval com o enredo "Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá", desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães. 
 

5

 

 

Nossa Colunista Ana Cláudia Faria esteve no evento e registrou tudo que aconteceu por lá, confira as imagens da festa

 

 
 
 

Troféu Vai dar Samba 2018 - 1º edição

IMG 20180731 WA0039No ultimo dia do mês de Julho, o Mundo do Samba teve mais uma noite para se orgulhar. A primeira premiação do programa Vai Dar Samba, que aconteceu na Sala Cecília Meirelles,  para convidados que se emocionaram com a conquista de suma importancia para o Carnaval brasileiro.

Enaltecendo os verdadeiros sambistas, como faz em seu programa de rádio, ao vivo, diariamente, o jornalista Miro Ribeiro e sua equipe, mais uma vez, se pois a serviço da cultura e arte carnavalesca.

Miro Ribeiro está a  quase duas décadas no comando do  programa Vai Dar Samba, que se consolidou como um canal aberto e democrático para os sambistas, os verdadeiros artistas e protagonistas desse grande espetáculo, que encontram em sua programação um movimento de resistência da maior manifestação da nossa cultura popular.

A rádio 94FM , emissora responsável pela transmissão do Vai dar Samba, esteve a frente da produção do evento, o Troféu Vai dar Samba, na pessoa de seu presidente Fernando Ribeiro. E juntos realizaram essa grande e merecida festa em honra daqueles que constroem o maior espetáculo da terra.

IMG 20180731 WA0035

                     Nossa colunista Ana Cláudia Faria, esteve presente no evento e registrou as imagens. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

C​arnavália-Sambacon 2018: Feira de Negócios do Carnaval

IMG 20180727 WA00005ª edição da Carnavália-Sambacon, Feira de Negócios do Carnaval  aconteceu  no Centro de Convenções SulAmérica, RJ, de  26 a 28 de julho, com grande sucesso. Única Feira voltada exclusivamente para o segmento, a Carnavália tem a chancela do Ministério da Cultura e Turismo / Riotur, além de fazer parte do calendário oficial dos eventos de negócio da cidade, e reuniu cerca de 15 mil pessoas distribuidos nos tres dias do evento.

Entre os quais,  os principais personagens da cadeia produtiva do Carnaval que, ao longo de três dias, buscaram ideias e soluções para o crescimento do espetáculo, além de fazer negócios e incrementar o network entre fornecedores, prestadores de serviço e representantes das principais ligas e agremiações de todo o país. 

A chegada de novas marcas à Feira de Negócios marca um novo olhar para o segmento do
Carnaval. 

A programação conta ainda com intervenções culturais e shows que encerram cada dia de atividades
da Feira. A diversidade cultural foi marcada pelos Bois de Parintins que,  se apresentaram novamente juntos, fato que aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro,  na Carnavalia em 2017. Os Bois Garantido e Caprichoso encerraram a Feira de Negócios, ao lado da Beija-flor de Nilópolis, campeã do Grupo Especial deste ano.

Nossa Diretoria esteve presente, mais uma vez e registrou o evento em parceria com o programa de TV, Na Levada do Samba, voltado inteiramente para o Samba e o Carnaval, o ano inteiro, e lider de audiência. 

 

#MZNaEstrada com Ana Cláudia Faria: Bip Bip

Bip Bip 1Como o Bip Bip, não tem igual! Com suas particularidades, o tradicional Bar localizado em Copacabana é muito bem frequentado, de  estrelas da música (que chegam sem aviso ou compromisso), a jornalistas consagrados e produtores renomados.

O que o local oferece? Além da boa música,  a informalidade peculiar do ambiente, que já se apresenta pelo   "atendimento difereciado". Sem garçons, o  boteco dá liberdade aos clientes que logo se acostumam com a política da casa,  levantam, vão a geladeira e pegam sua bebida.

Nossa colunista, Ana Cláudia Faria, frequentadora assídua do lugar, fez um registro da roda de Samba que aconteceu nesta quinta-feira (02/08). O Bip Bip tem uma rica programação musical que destaca três dos mais importantes gêneros da música brasileira: roda de Choro, a Bossa Nova e a roda de Samba. 

Vale a pena conferir!  http://mulheresdeze.com.br/index.php/caradosamba/materias-exclusivas-mz/mznaestrada 

O Bip Bip fica Rua Almirante Gonçalves, 50 - Copacabana

Rio de Janeiro - RJ

Fotos e vídeo: Ana Cláudia Faria