MZ - Dicas Culturais

Feira das Yabás comemora aniversário e fará homenagem ao Dia das Mães

No evento, Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz Convida Marquinhos Diniz e Fred Camacho

 

Próximo  domingo, 10  de maio é aniversário da   Feira das Yabás. O evento também será em homenagem ao Dia das Mães.

Para comemorar estas datas importantes, a roda de samba   do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe como convidados Marquinhos Diniz e Fred Camacho. A feira que acontece todo segundo domingo, a partir das 13h, Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio. No evento já  passaram grandes nomes da MPB, como: Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Almir Guineto e Jongo da Serrinha, entre outros..

A Feira das Yabás, conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012, apoio da TV Globo, realização da Ação Social, Luz do Amanhã e a produção da  Conceito A Mais. O evento conta com barracas de comidas de origem afriacana-carioca, como Tripa Lombeira, Feijoada e Vaca Atolada, que se unem a roda de samba de raiz que animam uma multidão todo segundo domingo de cada mês.                             

Sobre as Rodas de Samba:

Esse mito de origem do samba brasileiro - comprovado por várias fontes históricas - gira em torno da famosa Tia Ciata e de sua casa na Rua da Alfândega, e depois na cidade nova, no Rio de Janeiro. Tia Ciata era uma mãe de santo baiana que havia chegado ao Rio no início do século xx. Sua casa sintetiza os principais elementos que estão na origem do samba carioca: a presença dos migrantes baianos, do samba-de-roda e do candomblé. Donga que, em 1916, gravou “pelo telefone”, e João da Baiana, juntamente com Pixinguinha e outros músicos importantes da época, frequentavam as rodas de samba da casa de Tia Ciata e  o  Bairro de Oswaldo Cruz,  teve, e tem em sua história várias Espécies de Tia Ciata.D Ester,  Vovó Martinha , Vovó Dorotéia , Dona Neném do Bambuzal , Dona Ercilia , Dona Neném Tia Doca e Tia Surica são as principais delas.

Sobre a Feira das Yabás:

Além de música na Praça Paulo Portela, a Feira das Yabás conta com 16 barracas de comidas típicas do subúrbio carioca, cada uma com um prato diferente. Nessa cozinha a céu aberto, são as Yabás (termo que refere-se à Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), ou seja, são as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias. Carinhosamente chamadas de "barraqueiras", as mulheres preparam ali pratos que parecem feitos especialmente para acompanhar as tradicionais rodas que atraem bambas do samba , como Monarco e Tereza Cristina, sem falar no diversificado público de turistas e cariocas das zonas Sul, Oeste , Norte, Baixada e de todo grande Rio.

Evento acontece desde 2008

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes .

SERVIÇO:

Feira das Yabás - gastronomia e roda de samba

Quando: Domingo, 10 de Maio de 2015.

Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz.

Convidados: Marquinhos Diniz e Fred Camacho

Hora: a partir das 13h

Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro

Evento gratuito