União da Ilha entregou sua sinopse - Carnaval 2019

LogoIlha2019Com explanação do carnavalesco Severo Luzardo, a União da Ilha do Governador entregou nesta segunda-feira, na quadra, a sinopse do samba-enredo carnaval 2019 ("A peleja poética entre Rachel e Alencar no varandado do céu"), aos seus compositores. O evento contou com a presença de toda diretoria, demais segmentos e da comunidade.

Como a escola insulana mostrará no desfile do ano que vem, o Ceará retratado por Rachel de Queiroz e José de Alencar (dois expoentes da literatura brasileira na Sapucaí), Severo convidou o presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, para escrever a sinopse em forma de cordel. 

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR - CARNAVAL 2019


JUSTIFICATIVA


                A União da Ilha do Governador partilha o desejo de levar para a Avenida em 2019 uma proposta lúdica e prazerosa que aproxima cultura popular e educação. Bordaremos com palavras, versos e memórias a celebração do encontro entre dois expoentes da literatura brasileira no enredo“A PELEJA POÉTICA ENTRE RACHEL E ALENCAR NO AVARANDADO DO CÉU”.

O Ceará está intimamente fincado no chão de Rachel e Alencar, lugar por onde andaram e de onde extraíram elementos essenciais para a construção de seus escritos. Pisaduras na história com prosa, crônicas e lirismo. Um emaranhado de conhecimentos e sabores, desde o litoral até o sertão.

                As linhas que tramam seus livros revelam saberes passados de pai para filho e assombrações que povoam o imaginário popular dessa terra cercada de mar, mas com o chão emoldurado pela seca. Fé embalada em oração e festejada ao som da sanfona e do cordel.

A Ilha vai desfilar “causos” aninhados nas páginas amareladas pelo tempo. Cenas de uma terra ornada pelas várzeas da caatinga ou por imensas campinas que se dilatam por horizontes infindo.

Ceará vem de “cemo” que, nos ensina Alencar, significa “cantar forte, clamar”. A jandaia faz ecoar nosso canto rumo aos verdes mares e borda no azul do firmamento o matiz de um encontro inédito.          

Em cada brincante, cores que pincelam os sonhos, com o sotaque próprio de um povo que luta pelo sorriso e pela felicidade. Alegria compartilhada -- “Sou brasileiro, sou cabra da peste, sou do nordeste, sou do Ceará”.

Leia a Sinopse da União da Ilha 2019  http://mulheresdeze.com.br/index.php/sinopses-2019/774-uniao-da-ilha-do-governador-carnaval-2019

Tal Pai Tal Filho: Monarco e Mauro Diniz são os convidados da Feira das Yabás em homenagem ao Dia dos Pais.

Feira das Yabs dia dos paisEvento acontece no próximo domingo (12), com roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz.

A Roda de Samba do cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe no próximo domingo, dia 12 de agosto, Dia dos Pais, na Feira das Yabás, os cantores Monarco e Mauro Diniz para uma participação pra lá de especial no evento que promete muita emoção. Pai e filho, dois dos maiores nomes do Samba no Brasil vão cantar grandes sucessos da carreira como: Coração Desalinho; O Quitandeiro; Vai Vadiar, “Tímida Tentação”;“Minha Cigana”, “Sonho de Rei”' entre outras.

A Feira começa às 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, zona norte da Cidade e, ao exemplo do formato do ano passado, mais uma vez, será realizada de 2 em 2 meses, com muito samba e aquela culinária de dar água na boca.

 

Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Jongo da Serrinha, Guinga, dentre outros, já marcaram presença no evento Cultural. A festa tem patrocínio da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, a realização da Associação Veia Cultural e assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Além da boa música, o público ainda poder aproveitar para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana, nas 16 barracas expositoras do evento, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto. Entre as muitas opções, estão o mocotó e o aipim com carne seca da Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos que, além da rabada, também prepara angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana, serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Já na barraca da Jane Carla, é vendido cozido de peixe. A expositora Romana vai de carré com couve à mineira à moda carioca, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já Tia Edith, apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju, mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rosimeri Cruz, serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira, mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria, leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para a Feira e Marlene apresenta roupa velha e feijoada. E, se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada, a carne com aipim e o croquete de carne seca, preparado com os mesmos ingredientes da vaca atolada, da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, as expositoras Vera de Jesus e Janaina de Jesus, preparam doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 30,00.

Serviço:

Feira das Yabás – Música, Cultura e Gastronomia.

 Atrações: Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Mauro Diniz e Monarco. Homenagem ao Dia dos Pais.

Quando: Domingo, 12 de agosto de 2018.

Hora: a partir das 13h.

Local: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro

Evento gratuito.

Mais informações: 21- 97042-3110

Classificação: Livre