União da Ilha entregou sua sinopse - Carnaval 2019

LogoIlha2019Com explanação do carnavalesco Severo Luzardo, a União da Ilha do Governador entregou nesta segunda-feira, na quadra, a sinopse do samba-enredo carnaval 2019 ("A peleja poética entre Rachel e Alencar no varandado do céu"), aos seus compositores. O evento contou com a presença de toda diretoria, demais segmentos e da comunidade.

Como a escola insulana mostrará no desfile do ano que vem, o Ceará retratado por Rachel de Queiroz e José de Alencar (dois expoentes da literatura brasileira na Sapucaí), Severo convidou o presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, para escrever a sinopse em forma de cordel. 

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR - CARNAVAL 2019


JUSTIFICATIVA


                A União da Ilha do Governador partilha o desejo de levar para a Avenida em 2019 uma proposta lúdica e prazerosa que aproxima cultura popular e educação. Bordaremos com palavras, versos e memórias a celebração do encontro entre dois expoentes da literatura brasileira no enredo“A PELEJA POÉTICA ENTRE RACHEL E ALENCAR NO AVARANDADO DO CÉU”.

O Ceará está intimamente fincado no chão de Rachel e Alencar, lugar por onde andaram e de onde extraíram elementos essenciais para a construção de seus escritos. Pisaduras na história com prosa, crônicas e lirismo. Um emaranhado de conhecimentos e sabores, desde o litoral até o sertão.

                As linhas que tramam seus livros revelam saberes passados de pai para filho e assombrações que povoam o imaginário popular dessa terra cercada de mar, mas com o chão emoldurado pela seca. Fé embalada em oração e festejada ao som da sanfona e do cordel.

A Ilha vai desfilar “causos” aninhados nas páginas amareladas pelo tempo. Cenas de uma terra ornada pelas várzeas da caatinga ou por imensas campinas que se dilatam por horizontes infindo.

Ceará vem de “cemo” que, nos ensina Alencar, significa “cantar forte, clamar”. A jandaia faz ecoar nosso canto rumo aos verdes mares e borda no azul do firmamento o matiz de um encontro inédito.          

Em cada brincante, cores que pincelam os sonhos, com o sotaque próprio de um povo que luta pelo sorriso e pela felicidade. Alegria compartilhada -- “Sou brasileiro, sou cabra da peste, sou do nordeste, sou do Ceará”.

Leia a Sinopse da União da Ilha 2019  http://mulheresdeze.com.br/index.php/sinopses-2019/774-uniao-da-ilha-do-governador-carnaval-2019